O que vem a seguir para o petróleo?

O que vem a seguir para o petróleo?

Neste momento, os preços do petróleo bruto estão em grande foco, pois é uma das coisas mais quentes para o comércio no mercado e tem sido há algum tempo. Ela está em forte tendência de baixa há vários meses, caindo de US $ 100 o barril para menos de US $ 30. Flutua em valor por grandes quantidades, e mudanças diárias de preço superiores a 5% não são incomuns. Isso é muita volatilidade.

É normal que, sempre que uma das commodities mais significativas, como o petróleo bruto, caia a um preço historicamente muito baixo, a especulação imediatamente se volta para o quão baixo ela está indo antes de se virar. Uma pesquisa rápida na Internet usando os termos de pesquisa corretos trará uma grande quantidade de artigos que pretendem explicar que o preço do petróleo acabará chegando a US $ 10, ou possivelmente não poderá cair abaixo de US $ 20, etc. análise, bem como uma análise do fornecimento de petróleo, o que realmente é uma questão importante com commodities, como o petróleo, ao contrário de moedas, onde a oferta é raramente um fator.

As análises fundamentais e de oferta têm um lugar importante na negociação de commodities, como petróleo bruto, mas acredito firmemente que a melhor coisa que um operador de petróleo bruto pode fazer é ignorar essa especulação, pelo menos até que a tabela de preços comece a parecer visivelmente diferente. A análise fundamental deve ser usada como uma confirmação da análise técnica e não o contrário.

Não escolha Bottoms!
O problema com essa especulação é que é uma distração psicológica pela qual os comerciantes se apaixonam. Traders estão tentando se convencer de que podem escolher o preço mais baixo, sair de qualquer short para obter lucros máximos, e então começar a comprar e sentar enquanto esperam que o petróleo volte a US $ 100 por barril novamente, ou algum preço similar. Há tantas coisas erradas com esta abordagem que é difícil saber por onde começar!

Vamos começar com duas antigas máximas comerciais que são tão antigas quanto as colinas: "É um mercado de baixa, você sabe" e "O primeiro 1/8 é o mais caro em 1/8 que você já tentou comprar". O mercado de petróleo bruto é um mercado de baixa. O preço está em forte tendência de queda. No momento da escrita, o preço fez uma nova baixa de 12 anos ontem. Não há dúvidas sobre a tendência: o preço é menor do que há 1 mês, 3 meses atrás, 6 meses atrás.

Quando o mercado está se movendo tão fortemente, qualquer análise que você fizer mostra que o próximo movimento mais provável está na mesma direção da tendência forte. Isso significa que, estatisticamente, você pode colocar as probabilidades a seu favor fazendo negócios curtos - apostando que o preço do petróleo bruto cairá - e não em negociações longas.

Para provar meu ponto de vista, vejamos como o preço do petróleo bruto WTI se comportou de setembro de 1997 até o final de 2014. Digamos que você simplesmente comprou no início de cada semana e vendeu uma semana depois. Você teria feito um retorno total de 131,30% (note que excluo os custos de negociação, o que teria praticamente eliminado todo esse lucro). Compare isso com o que teria acontecido se você tivesse tentado comprar petróleo bruto barato, comprando toda semana o preço era menor do que era de 3 meses e 6 meses atrás e vendendo uma semana depois. Você teria sofrido uma perda de 40,99%. Agora, finalmente, imagine que se você tivesse negociado com a tendência, comprar petróleo bruto toda semana era maior do que seu preço, tanto 3 meses quanto 6 meses antes. Você teria feito um lucro de 92,91%. Isso pode soar desfavorável em comparação com o retorno de comprar toda semana de 131,30%, mas você teria negociado apenas 445 semanas, em comparação com 900 semanas cobrindo todo o período de tempo, então por comércio é um retorno superior. É por isso que é uma boa ideia negociar com a tendência.

O velho ditado sobre o fato de o primeiro 1/8 ser muito caro para se preocupar se refere à forma como os mercados tendem a se consolidar antes de se voltarem quando atingem um preço máximo ou mínimo realmente significativo. Por exemplo, digamos hipoteticamente que o petróleo bruto em breve atingirá o preço de US $ 25 por barril e esse será o preço mais barato que veremos nos próximos dez anos. Isso parece ótimo, mas existem duas grandes falhas. Em primeiro lugar, você realmente não tem como saber que esse preço de US $ 25 será o mínimo. Em segundo lugar, o preço pode passar meses cortando cerca de US $ 26 ou US $ 27 por barril. Não há razão para acreditar que o preço vai virar e voltar a disparar imediatamente. Os mercados geralmente não funcionam assim, e os preços tendem a gastar algum tempo deixando de se mover mais em uma direção antes de realmente se voltarem para a outra.