5 principais razões para negociar ouro



O ouro é mais do que uma maneira cara de adornar o pescoço ou os dedos. É usado para cobrir dentes e como material condutor que não irá corroer e ajudará a transmitir informações eletronicamente de um lugar para outro. Ele é usado para ajudar a construir espaçonaves que exigem os componentes mais fortes e confiáveis. O ouro é usado até mesmo medicinalmente, como parte de um plano de tratamento para certas formas de câncer e artrite reumatóide. Mas, além de seus usos físicos, o ouro é conhecido como um dos metais mais comercializados em grande parte porque historicamente tem sido considerado um investimento seguro e que não está sujeito a flutuações dramáticas baseadas na volatilidade ou movimentos de mercado de qualquer moeda.
Felizmente, investir em ouro não é uma opção disponível apenas para governos e instituições financeiras; é uma opção viável para investidores privados em todo o mundo que desejam aproveitar esse recurso de refúgio seguro. Se você ainda está em dúvida sobre os benefícios de negociar esse metal precioso, considere as seguintes cinco principais razões para comprar ouro.

1 - Proteção contra inflação. O custo do ouro tende a subir à medida que o custo de vida aumenta, o que significa que é essencialmente à prova de inflação. Se você der uma rápida olhada na história do mercado de ações dos EUA, verá que, nos tempos de inflação mais alta, a Média Industrial Dow Jones despencou, enquanto o custo do ouro permaneceu estável, se não superior ao usual. Consequentemente, qualquer um preocupado sobre como a inflação afetará o retorno sobre seus investimentos deve considerar investir em ouro.

2 - Ajuda a diversificar sua carteira de investimentos. Qualquer consultor financeiro respeitável dirá a você que é vital ter uma lista diversificada de ativos em seu portfólio de investimentos. Embora muitas pessoas pensem que a diversidade conta apenas quando é uma mistura de ações, títulos, CFDs ou moedas, o ouro é uma excelente maneira de adicionar uma nova dimensão ao seu portfólio e adicionar um pouco de estabilidade mesmo em um portfólio arriscado.

3 - O ouro é imune a crises geopolíticas. Embora os valores monetários e os preços das ações tendam a flutuar com base no clima político de um país em determinado momento, o ouro tende a resistir a variações tão drásticas nos preços, o que o torna uma opção sólida para qualquer pessoa que esteja em risco ou que esteja em risco. Preocupado com o facto de a sua própria moeda poder ser desvalorizada por qualquer motivo quando dela mais precisa.

4 - Produção limitada aumenta o valor. Diferentemente do caso das moedas, onde os líderes do governo podem optar por trazer mais dinheiro para a produção quase instantaneamente, a produção de ouro é um processo bastante trabalhoso, que pode levar anos para se desenvolver. Por esta razão, a cada poucos anos, tende a chegar um momento em que a demanda supera a disponibilidade, fazendo com que os preços do ouro subam.

5 - Tem uma história. Mesmo uma rápida olhada nas tendências do mercado mostrará que todas as moedas, em algum momento ou outro, caíram significativamente no preço - e que os mercados acionários globais despencaram também. O ouro, no entanto, é um metal que mantém seu valor há milênios. O ouro tem sido notado como valioso desde os tempos bíblicos, e permanece assim até hoje. Embora o preço nem sempre aumente, o ouro nunca experimentou a queda de longo prazo da graça sofrida por todas as outras principais moedas ao longo da história, incluindo o todo-poderoso dólar dos EUA.