Metatrader 4 ou 5? Vantagens e Desvantagens.
Após o aparecimento das primeiras plataformas de investimento online nos últimos anos, o público de negociadores varejistas tem aumentado geometricamente. E na medida que aparecem novos usuários dispostos a aplicar seu capital no mercado financeiro, surgem junto também novas ferramentas, atualizações, plataformas e programas para suprir adequadamente a demanda.
É de extrema importância que antes de escolher um serviço você busque o máximo de informações a respeito dessas plataformas. Conhecer requisitos como qualidade de utilização, execução e ferramentas disponíveis são essenciais para um melhor aproveitamento das suas negociações.
Atualmente existem duas principais delas: MetaTrader 4 e MetaTrader 5. Criadas pelo mesmo desenvolvedor, ambas são líderes de mercado desde que foram lançadas devido à alta segurança e desempenho em relação aos demais serviços lançados ao mercado financeiro, mas sem sucesso.
MetaTrader 5: Vantagens e Desvantagens.
MetaTrader 5: Vantagens e Desvantagens MetaTrader 4: Explicado Principais Diferenças entre MT4 e MT5 Conclusão.
A plataforma multimercado para investimentos e análise técnica MT5, foi lançada no ano de 2010 e, além de parte das ferramentas básicas presentes no seu antecessor, possui diversas atualizações desenvolvidas para investidores com perfis diferenciados. Negociações automatizadas e cópia de transações de outros investidores são opções presentes no serviço e bastante simples de aderir.
O layout e experiência de usuário do MetaTrader 5 são notavelmente bastante objetivos. Devido à grande quantidade de indicadores, gráficos e outras novidades, a disposição das ferramentas e opções da aplicação foi alterada de modo a tornar a utilização mais prática e visualmente agradável com botões mais espaçosos e organizados.
Sobre os indicadores indexados, a nova plataforma dispõe de 38 diferentes opções entre média móvel exponencial dupla e trilha, ponderada e dinâmica, entre os já disponíveis na versão anterior MT4. É possível também adicionar plug-ins diversos para configurar tanto a aparência, quando a funcionalidade de diversas ferramentas.
Gráficos com personalização avançada e períodos de tempo adicionais de 2 minutos a 12 horas dão conta de aumentar ainda mais a flexibilidade em relação aos métodos de análise técnica. Tudo isso sem falar na etapas adicionais para instrumentos financeiros, gráficos e tabelas que atualmente podem chegar a mais de 20 diferentes visualizações.
Apesar de todos os benefícios que você pode ter com a grande quantidade de ferramentas incluídas no MT5, há alguns pontos negativos que devem ser considerados de acordo com o seu plano de investimento antes que você comece a usar. Primeiro, o serviço utiliza diversos servidores diferentes para a coleta e apresentação dos preços de mercado. Então, mesmo possuindo atualizações mais rápidas é possível que em algum momento haja um conflito entre esses sistemas. O que resulta em um breve travamento da plataforma.
MetaTrader 4: Explicado.
Também conhecido como MT4, se trata de uma plataforma de negociações totalmente online muito utilizada por investidores de retalho ou varejistas, onde são realizadas especulações sobre os preços e cotações de papeis dos mais variados mercados com a exclusiva finalidade de gerar lucros com a diferenciação entre os pontos de compra e venda.
Lançada em 2005, a aplicação continua sendo a mais utilizada em todo o mundo e é quase que um pré-requisito para grandes corretoras e demais empresas de investimento. Toda estrutura do MT4 foi desenvolvida com linguagem de programação própria. Essa característica possibilita a criação de diversos plug-ins e robôs de investimento pelos seus usuários que podem ser anexados os instalados na plataforma, são os chamados Expert Advisors (EA). No layout, há uma seção chamada ‘Mercado’. É lá que você pode comprar EAs criados por terceiros ou mesmo, se você for um desenvolvedor, vender aqueles criados por você. Com o serviço é possível mapear pontos de compra e venda no gráfico, suportes, resistências, reversões, continuação de tendência e ainda ter suas ordens abertas automaticamente pelos robôs.
São 3 diferentes tipos de gráficos: de Linha, Vela e Barras. Além disso, a plataforma conta também com 30 indicadores gráficos gratuitos pré-instalados e centenas de outros pagos e gratuitos que podem ser encontrados na seção ‘mercado’. Osciladores, indicadores de volume, e rastreadores são as três categorias mais relevantes buscadas por usuários que investem através do MetaTrader 4.
Sobre a execução de ordens, há três diferentes maneiras disponíveis: a mercado, instantânea e programada. Você pode tanto executar a ordem manualmente a qualquer preço ou no preço atual, quanto indicar um valor desejado para compra e venda em uma cotação futura, que será executada apenas se o preço atingir o nível por você estabelecido para determinada operação.
Ferramentas básicas de análise como desenho de formas, linhas de tendência, tabelas e períodos são outras alternativas manuais e totalmente editáveis para incremento dos seus gráficos presentes na versão.
Principais Diferenças entre MT4 e MT5.
Para podermos mapear corretamente as particularidades de cada plataforma, antes devemos observar atentamente as semelhanças entre ambas. Nesse sentido, algo que elas tem em comum é possuir ferramentas suficientes para investidores fundamentalistas e técnicos (que fazem negociações diárias ou momentâneas) aplicarem estratégias de negociação já consolidadas. Leia-se testadas.
Quanto às principais diferenças entre essas aplicações, podemos listar a quantidade e qualidade na execução das ordens, bem a possibilidade de fazer análises mais aprofundadas no MT5. Isso por quê há um número muito maior de visualizações, configurações, gráficos e indicadores neste último. Por conta da amplitude do servidores acionados para a cotação, os níveis de preço são também atualizados mais rapidamente. Nada que faça muita diferença para negociadores que operam gráfico diário ou semanal, mas houve uma melhora significativa neste quesito.
Então, o MetaTrader 5 é diferente do seu antecessor devido a incrementos de programação, tais como: o fechamento de preço é mais seguro, possui indicadores adicionais com múltiplos desdobramentos e configurações, conta com a cópia de negociações realizadas por outros investidores que compartilham sinais, além também da interface de usuário mais objetiva e melhor organizada. Com botões bastante visíveis, layout espaçoso e limpo.
Conclusão.
É cada vez recorrente que os investidores migrem para o MT5, mas não apenas por ser uma versão superior à MT4 com mais ferramentas e opções. O principal motivo é por que ambos foram criados para ter aplicações diferentes e, consequentemente, são destinados para investidores com perfis operacionais distintos. Devido à maior precisão, velocidade, stop, margem, indicadores e demais ferramentas gráficas integradas, o MetaTrader 5 é a opção perfeita para você que buscar por diversidade e pretende fazer aplicações em vários ativos ao mesmo tempo, operar em períodos curtos e abrir múltiplos gráficos ao mesmo tempo.
Agora, se você se enquadra em um perfil mais conservador, tradicional ou moderado, que irá fazer apenas algumas negociações por dia, em períodos acima de 1 hora e não irá utilizar todos os instrumentos adicionados à última versão, o MetaTrader 4 pode ser a sua plataforma ideal. Isso porquê, o ato de analisar, traçar pontos de entrada ou saída e investir será melhor aproveitado por conta da objetividade operacional.