Quente Forex Breves.
Apenas para os que por acaso caírem nesta página saibam que, embora o blog esteja desativado e deva permanecer assim pelos séculos que virão, o projeto Bola Romena ganhou uma sobrevida nas seguintes redes sociais:
Esteja conosco, acompanhando o que de mais sangrento e inusitado acontece no maior fotbal do planeta. Hai România!
sâmbătă, februarie 07, 2009.
Uma breve despedida - ou, até logo!
Então. Não sou muito bom fazendo muitas voltas quando tenho algo sério para dizer, então vou acabar indo direto ao ponto.
Infelizmente, estou me vendo forçado a desativar o Bola Romena por tempo indeterminado. Como todos os nossos leitores fiéis puderam perceber, o portal anda bastante silencioso ultimamente - e os motivos que levaram a esse silêncio são, em boa medida, os mesmos que levam a essa retirada estratégica: falta de tempo, envolvimento com outras atividades virtuais e, sinceramente, um pouquinho de cansaço também. Mas a eles se soma um outro motivo, muito mais decisivo e preponderante: estou, no momento, em processo de mudança para São Paulo, o que obviamente já está tomando muito do meu tempo e me deixará ainda mais ocupado num futuro próximo. Nos meus primeiros dias na terra da garoa não vou ter computador em casa, tendo que usar lan houses para minha vida virtual - o que torna inviável qualquer atualização mais dedicada a esse blog ou a qualquer outro. Como dificilmente poderei acompanhar com dedicação os desdobramentos do fotbal romaniei, seria até uma falta de consideração colocar notas breves e apressadas aqui, só para dizer que o portal está "ativo" - outro motivo pelo qual opto pela suspensão das atividades do blog até segunda ordem.
Embora sem previsão de término, essa retirada não é definitiva. Quando (e se) as coisas entrarem nos eixos e quando (e se) eu voltar a me sentir empolgado em escrever sobre o fotbal mais virulento do planeta, retomarei as atividades aqui com o máximo de prazer e dedicação. Por enquanto, vou limitar minhas ações à comunidade Futebol Romeno do Orkut, discutindo o assunto com amigos/as igualmente cativados pelo fotbal romaniei - todos os leitores que porventura não participem da comunidade estão convidados a entrarem lá, pois. Talvez role alguns post esparsos e aleatórios por aqui, mas sem qualquer tipo de periodicidade - e avisarei da publicação dos mesmos, caso ocorram, por intermédio da mesma comunidade.
Por fim, deixo um agradecimento sincero e comovido a todos os leitores e leitoras do Bola Romena, que fizeram dessa jornada (que já soma mais de dois anos) algo muito divertido e gratificante. Obrigado por tudo, e tenham certeza de que ainda nos encontraremos muitas vezes por aí. Abraços a todos, e que o espírito aguerrido do fotbal nunca abandone vocês, incentivando todos a encararem os problemas como tem que ser: com dedo no olho e carrinho na canela, sem medo e sem piedade. Até breve, espero!
marți, octombrie 28, 2008.
Fotbal: uma especialidade romena.
A redação do Bola Romena viveu nos últimos dias uma situação bastante complicada, embora relativamente comum na vida desse portal do fotbal romeno em português: muita coisa acontecendo e pouco tempo para dar conta de tudo. Estamos tentando manter um ritmo mais acelerado de postagens, até mesmo em comemoração aos dois anos do portal - afinal, foi em outubro de 2006 que o Bola Romena deixou de ser uma idéia e virou uma realidade, iniciando uma história que bem ou mal temos mantido viva desde então. Mas sabem como é, nem sempre a coisa funciona como gostaríamos - embora seja objetivo da redação não permitir que ocorram novamente paradas de longa duração, como as que assolaram o Bola Romena em 2007 e parte de 2008. Enfim, tudo isso para dizer que muita coisa aconteceu e está acontecendo no fotbal mais aguerrido do planeta - e, embora voltar demais para relatos pormenorizados de coisas que já ocorreram há uma semana ou mais seria uma perda de tempo, nos parece útil deixar registrado o que de melhor (e pior) aconteceu no que tange ao fotbal romaniei nesse período que passou. E essa será nossa política: podemos até pecar a partir daqui pela superficialidade, mas não pela omissão. Então preparem-se, leitores/as, porque o rezumat da vez começa agora!
Rodada cheia de surpresas e definições, a 12ª etapa do Romenão. Quando dizemos que a Liga I é um dos campionatul mais disputados do mundo, ó leitor eventual que não conhece a fundo o verdadeiro fotbal, acredite: não estamos exagerando. Favoritismo, recursos financeiros e técnicos, condições climáticas, posição na tabela: tudo isso é transitório quando a bola rola e a torcida começa a rugir nas arquibancadas. Quem diria, por exemplo, que o poderoso Steaua Bucuresti, que disputa seguidamente competições internacionais e é tido como favorito em todas as competições nacionais que disputa, iria empatar em casa com o Gloria Buzau, lanterníssima do campionatul e que até o duminica em Bucuresti tinha somado um mísero ponto em onze rodadas? Pois é, e assim foi, em um placar de 1 a 1 que deixou a Romênia inteira atônita. Se bem que, na verdade, nem tanto assim: o Steaua está instável, teve seu antrenor e herói Marius Lăcătuş demitido depois da bizarra derrota em casa de 5x3 contra o Lyon (e falaremos disso logo adiante, não se preocupem) e anda empilhando resultados inesperados, como o recente empate com o também rebaixável CS Otopeni. No meci contra os Glorioşii (que marcou a estréia do novo antrenor Dorinel Munteanu, que treinava anteriormente o U Cluj na Liga II), os militarii saíram na frente com um gol de Bănel Nicoliţă, mas permitiram o empate do visitante oito minutos depois - e, para infelicidade final, tiveram o que seria o gol da vitória anulado aos 45mins do segundo tempo, o que alquebrou ainda mais a já macambúzia torcida dos Roş-Albaştrii. Ruim para uma echipa que já vai decepcionando na Liga Campionilor, está eliminada da Cupa Romaniei e vai se distanciando da ponta na Divizia A do romenão.
Ponta, aliás, disputada por dois times que ganharam de modo simples, mas eficiente. O Unirea Urziceni seguiu sua tradição de resultados modestos mas eficientes, marcando 1 a 0 no Farul com um golzinho de Onofras, enquanto o Dinamo Bucuresti passou por dificuldades, mas conquistou uma vitória simples sobre o Otelul Galati, que havia complicado a vida do Steaua na rodada anterior e de novo encheu o saco dos bucurestinos da vez. O gol da vitória dos câinii roşii foi assinalado pelo miljocas Gabriel Torje. O Poli Timisoara, que na verdade é a melhor campanha do Romenão (está com seis pontos a menos na clasamentul graças à uma punição administrativa, e com esses pontos estaria na liderança do campionatul), conseguiu uma importante vitória de 2 a 1 sobre o CFR Cluj (foto), em um jogo bastante emocionante e movimentado. Louvável, no meci em questão, a virulência dos jucatori, com nada menos do que dez cartonase galbene, sete deles para os visitantes de Cluj-Napoca. E o FC Arges, recém-egresso da Liga II, não só venceu por 3 a 0 o desmilingüido Poli Iasi como subiu na tabela e já está beliscando uma vaguinha nas competições continentais - coisa que, diga-se, nem o mais fanático torcedor da Trupa din Trivale poderia imaginar no início da Liga I 2008/2009.
Outro time que está surpreendendo é o Universitatea Craiova. Um clube que geralmente fica lutando temporada após temporada para não cair, os Campeões de Um Grande Amor (ui ui ui) estão surpreendendo, e já começam a despontar surpreendentemente como candidatos a uma vaga na Cupa Uefa. Na etapa 12, o Universitatea aplicou nada menos que 5 a 2, fora de casa, no pobre Gaz Metan Medias - uma partida na tal a superioridade dos visitantes foi constante e o constrangimento da torcida local era visível. O Pandurii Tg Jiu venceu o despencante FC Vaslui por 1 a 0, enquanto FC Brasov e Gloria Bistrita ficaram num insosso 0 a 0, e o Rapid Bucuresti começa a dar sinais de recuperação, vencendo o CS Otopeni por 2 a 1.
No momento, a liderança segue com o Dinamo (28 puncte), com o Unirea Urziceni (27) mantendo-se nos calcanhares dos câinii roşii. O Poli Timisoara vai surpreendendo, e mesmo com seis pontos perdidos no tapetão segue em terceiro, com 23, acompanhado a certa distância por Steaua (22), FC Arges e Universitatea Craiova (21). Na ponta de baixo, os rebaixáveis de momento são Poli Iasi (11 pontos, caindo pelos critérios de desempate), Gloria Bistrita, CS Otopeni (ambos com 8) e o determinado Gloria Buzau com 2 pontinhos. E preparem-se, que a próxima rodada vai ser daquelas! De cara, o confronto titânico entre Dinamo e Steaua, o clássico mais sanguíneo e sangrento de todo o fotbal romaniei, com duas echipa em situações distintas: uma querendo segurar a ponta, outra buscando no clássico um recomeço na temporada. Jogaço imperdível! CFR Cluj x Unirea Urziceni fazem outro jogo emocionante e decisivo, enquanto o Poli Timisoara visita o Otelul Galati sonhando com a ponta de cima da tabela. Gloria Bistrita x FC Arges e Universitatea Craiova x CS Otopeni são outros dois jogos que influenciam nas vagas para as competições continentais, enquanto o Rapid Bucuresti busca consolidar a reação enfrentando em casa o frágil Gloria Buzau, que mesmo tendo complicado a vida do Steaua continua no fundo não sendo ameaça para ninguém. Preparem o coração, amigos/as!
Seria 1: No momento, a liderança apertada está nas mãos do CSM Ploiesti, que na última rodada conseguiu uma importantíssima vitória fora de casa, batendo o Progresul Bucuresti por 1 a 0, gol de Mihai aos 13mins. No momento, o CSM Ploiesti está com 27 puncte, um a mais do que o Ceahlaul Piatra Neamt, que perdeu a liderança graças a um empate em 0 a 0 com o FC Cetate Suceava. Além dos Ursos da Carpathia, o Dunarea Galati também tropeçou, perdendo fora de casa para o Dunarea Giugiu por 2 a 1. O FC Buftea, que vinha sendo uma grata surpresa, já perdeu fôlego e agora está em sétimo, com 19 puncte e bem longe dos líderes de momento. Na próxima rodada, o CSM Ploiesti vai a Bucuresti enfrentar o time II do Dinamo, enquanto o Ceahlaul recebe o Dunarea Giugiu e o Dunarea Galati enfrenta em casa o Prefabricate.
Seria 2: A disputa está muito boa, e são altas as chances de uma ou duas echipa conquistarem pela primeira vez uma vaga na Liga I. O FCM Târgu Mureş é o atual líder da seria, superando os já mais tradicionais Unirea Alba Iulia e UTA Arad nos critérios de desempate. Quem estava liderando era o CFR Timisoara, mas depois de duas derrotas seguidas os leoparzii perderam terreno e agora estão em quarto, com 19 puncte, junto com não menos do que CINCO times - FC Drobeta Turnu Severin, Dacia Mioveni, Râmnicu Vâlcea, Muresul Deva e Bihor Oradea! Ou seja, dependendo dos resultados, até o nono lugar de momento pode virar líder na próxima rodada, em uma disputa aberta e emocionante como poucas vezes se viu na já geralmente muito emocionante Liga II. E considerando que na rodada do dia 01/11 teremos confrontos diretos como CFR Timisoara x Râmnicu Vâlcea, Dacia Mioveni x Unirea Alba Iulia e Muresul Deva x UTA Arad, a coisa tem tudo para pegar fogo.
LIGA CAMPIONILOR.
Bom, a essa altura todo mundo já sabe direitinho o que rolou no meio da semana passada, então não vou me deter longamente na análise dos dois meciuri envolvendo romenos na competição continental européia. O Steaua Bucuresti fez uma partida vibrante, repleta de emoções, mas não conseguiu sustentar o resultado nas duas vezes em que esteve na frente e acabou derrotado pelo Lyon em pleno Ghencea, com o incomum placar de 5 a 3 pró-franceses (foto). Já aos 11mins do primeiro tempo o placar estava 2-0 pró Steaua, com gols de Arthuro Henrique e Goian, mas já aos 33mins o time visitante já tinha igualado o marcador, numa seqüência de lances que deve ter matado vários pacientes cardíacos Romênia adentro. Ao final do primeiro tempo, um gol de cabeça de Petre levou o jogo em um 3-2 para o intervalo - mas na volta da casamata o Lyon dominou a partida, e apesar de uma atuação esforçada dos militarii não foi possível evitar a virada de "Les Gones", que acabou tomando dimensões quase desproporcionais com o gol de Fred já nos descontos, sacramentando um 5-3 ruidoso e quase constrangedor. A repercussão, como era de se esperar, foi forte, e o presedinte e destemperado de plantão Gigi Becali botou a boca no trombone, xingando Deus e o mundo e mandando o antrenor Marius Lăcătuş para a rua da amargura, direto e sem escalas. A confusão no reino dos ros-albastrii é grande - afinal, não bastasse essa derrota que praticamente elimina o time na Liga Campionilor, o clube já está fora da Cupa Romaniei e vive momento instável na Liga I, como o já citado empate em casa diante do inexistente Gloria Buzau escancara para quem quiser ver. Uma batata quente daquelas para o novo antrenor Dorinel Munteanu segurar - ainda mais que semana que vem tem novo meci contra o Lyon, lá na França, e uma derrota pode significar a eliminação definitiva no torneio continental.
Quanto ao CFR Cluj, infelizmente acabou perdendo sua invencibilidade, em uma derrota de 1 a 0 para o Bordeaux no Chaban-Delmas. Foi um jogo bastante disputado, com marcação severa à moda romena e algumas oportunidades de lado a lado - para o CFR Cluj, pelo menos Juan Culio e Yssouf Koné tiveram boas chances de balançar as redes do portar Ramé. Infelizmente, uma partida que se encaminhava para um interessantíssimo empate acabou sendo perdida em um lance infeliz de Cadu, que na tentativa de afastar um cruzamento de Gourcuff acabou desviando para as próprias redes, sem chances de intervenção para Stăncioiu. Foi uma derrota triste, especialmente porque o CFR Cluj mais uma vez fazia excelente enfrentamento fora de casa, mas não chegou a ter conseqüências mais graves em termos de tabela - a equipe está em segundo, com 4 puncte, e uma vitória sobre o mesmo Lyon no covil romeno de Cluj-Napoca pode ser fundamental para encaminhar a classificação tão sonhada pelo fotbal romaniei. Ao contrário do martírio de Lăcătuş no Steaua, o antrenor italianul Maurizio Trombetta é considerado pelos observadores um dos maiores responsáveis pelo bom momento do CFR Cluj, escalando o time de forma cautelosa mas sem jamais abdicar da vontade de vencer. De fato, mesmo com a triste derrota, deu gosto de assistir o CFR Cluj jogando de igual para igual contra o Bordeaux em pleno território inimigo - e a esperança de uma classificação, antes tida como quase impossível, agora contagia a todos que apreciam o fotbal mais guerreiro do planeta. Semana que vem veremos se o CFR Cluj conseguirá atender nossas expectativas e garantir uma echipa romanesc nas fases finais da Liga Campionilor.
Por enquanto, é isso. Como o confronto entre Poli Iasi e FC Vaslui, válido pela Cupa Romaniei, só vai ser realizado no dia 4 de novembro, não temos definição dos confrontos das optimili de finala desta competição. No final de semana, teremos emocionantes rodadas das Ligas I e II, e no meio da semana que vem Steaua Bucuresti e CFR Cluj vão lutar até a morte por resultados positivos nas arenas sanguinolentas da Liga Campionilor. Estaremos atentos, prontos para informá-los de tudo, e voltaremos tão logo possível com os relatos dessas competições. Saudações a todos, e até lá.
Fotos: ProSport.ro e siteul oficial da Uefa.
luni, octombrie 20, 2008.
LIGA I: mais feio que bater na mãe!
Para usar uma expressão bastante comum aqui no Rio Grande do Sul onde nasci e vivo atualmente, "preteou o olho da gateada". Ou seja, o negócio complicou, embolou tudo, virou um salve-se quem puder, um deus-nos-acuda, enfim. A décima-primeira etapa da Liga I foi pródiga de resultados surpreendentes, em favoritos tropeçando nas próprias pernas, em surpresas e reviravoltas. Ou seja, o tão propalado "teste para cardíaco". E aí, leitor/a, o coração tá em dia? Então se ajeite na cadeira, porque lá vai!
Comecemos pela cada vez mais encarniçada briga na zona do descenso - aquela que, ao contrário da liderança, é a "conquista" que ninguém quer. O confronto mais marcante nesse sentido, sem dúvida, ocorreu no Stadionul Crâng em Buzau, onde o Gloria local recebeu o CS Otopeni numa briga de foice para ver quem fugia da lanterna. Era um chance gloriosa para os Glorioşii tomarem um fôlego, ganhando de um oponente direto - mas a verdade é que o Gloria fracassou gloriosamente, perdendo em casa um jogo fundamental (e eu juro que vou tentar não fazer mais trocadilhos "gloriosos" daqui por diante). Verdade que Bicfalvi teve um gol anulado por impedimento aos 32mins, mas na maior parte do tempo quem deu as cartas do meci foi mesmo o CS Otopeni - que, lembremos, vem de um empate-quase-vitória contra o Steaua no Ghencea e de uma classificação segura na Cupa Romaniei, ou seja, está em franco processo de recuperação. Jogando com segurança, o Club Sportiv Otopeni foi construindo uma superioridade palpável, que traduziu-se finalmente em gol aos 23mins da etapa final, por intermédio do miljocas Constantin. Com o resultado, o time do condado de Ilfov já soma 7 puncte e começa a enxergar uma luz no topo do poço - enquanto o Gloria continua sem sentir o gosto da vitória, soma um único ponto e já está dez abaixo da linha de salvação. Pelo jeito, avizinha-se uma campanha gloriosa dos Glorioşii na Liga II 2009/2010 - e me desculpem, mas não pude resistir.
Em outros dois jogos relevantes para as disputas no andar de baixo, dois empates em 1 a 1: em Constanta, o Farul fez uma partidinha chocha contra o Poli Timisoara, enquanto o Emil Alexandrescu viu o Poli Iasi sofrer para empatar no finalzinho com o FC Brasov, numa bucha salvadora do paraguaio Jose Montiel. Já o Rapid, que vinha se notabilizando por derrotas um tanto quanto patéticas contra times da ponta de baixo da clasamentul, conseguiu quebrar o feitiço e conquistou um importante 4 a 2 diante do inconstante Gaz Metan (foto). Mas que não se pense que foi um jogo fácil, pelo contrário: foi um cotejo complicado, cheio de reviravoltas e lindas jogadas da mais pura rispidez romena. O Gaz Metan saiu vencendo aos oito minutos, gol de Sabou, mas logo depois Fernandes empatou para os Giulesteni e a partida ganhou em intensidade e potencial bélico. Na segunda etapa, depois de momentos de tensão, Juliano Spadacio (67mins) e Cesinha (71mins) viraram o jogo para o Rapid, mas Curtean descontou em seguida e a lembrança de tragédias recentes soprou um vento gélido entre as arquibancadas do Valentin Stănescu. Foi, no entanto, um breve momento, e logo Spadacio (ex-atleta de clubes brazilianul como Corinthians, Paulista e Atlético Paranaense) marcou mais um gol e sagrou o 4 a 2 definitivo. O Rapid continua mal na tabela - é décimo, com 16 puncte - mas ao menos ganha um fôlego para lutar por coisas melhores, enquanto o Gaz Metan Medias engasga nos 11 pontos e começa a ser um sério postulante à zona da degola.
Entre os jogos que na moral não decidiam muita coisa, dá para listar basicamente dois. Em Vaslui, tivemos FC Vaslui 0x1 FC Arges - um meci arrastado, no qual a bola não rolou e mesmo as voadoras e carrinhos não puderam ser desferidos com a perícia tão cara ao fotbal romaniei. De qualquer modo, como manda a tradição, o gol definitivo saiu no finalzinho - mais precisamente aos 40mins da etapa final, com Iulian Tames fazendo uma bela cobrança de panalty. Recuperando-se da derrota no clássico para o Internaţional Curtea de Arges, válido pela Cupa Romaniei, a Trupa din Trivale vai tomando fôlego e já está começando a querer acossar os candidatos a vagas nas competições continentais. Já o Universitatea Craiova levou apenas dois minutos para arrebentar com o Pandurii: Costea, aos 11mins, e Michael Baird aos 12 sacramentaram os 2 a 0 para os Campeões de Um Grande Amor (argh), deixando aos Minerii a opção de lamberem as próprias feridas.
Já nos três jogos que mais importavam na disputa pela ponta de cima do Romenão, tivemos disputas empolgantes e pelo menos uma surpresa. O Oţelul Galaţi, que dava toda a pinta de que ia pela enésima vez se contentar com uma posição intermediária, decidiu complicar a vida do Steaua Bucuresti, e aplicou um sólido e categórico 2 a 0 nos Roş-Albaştrii. Os 'garotos de aço' incentivaram o Otelul com a empolgação e virulência habituais, e não demorou muito para que a sanha ofensiva do time da casa surtisse efeito, com um gol de Marius Pena aos 23mins, em um chute cruzado do lado esquerdo que contou com a ajuda amiga do portar Zapata para entrar. O Steaua tentou reagir, se esforçou para impor algum tipo de pressão, mas os donos da casa estavam em uma jornada inspirada, e tiraram de letra os esforços dos militarii para equilibrar a partida. A situação se manteve mais ou menos sem alteração até o fim do meci, quando mais uma vez o portar do Steaua colaborou: adiantado, acabou batendo roupa e deixando a bola à feição para Tanasa, que só encostou o esférico para as redes. Com a vitória, o Otelul já é sexto colocado na Liga I, enquanto o Steaua perdeu uma chance de ouro para aproveitar o tropeço do rival Dinamo e encostar na liderança.
Sim, porque o Dinamo não conseguiu superar o CFR Cluj, que está em franca ascensão e começa a despontar como um dos pretendentes ao título. O placar final de 1-0 não reflete exatamente o que foi o meci, na verdade - afinal, o CFR foi superior durante todo o tempo, e podia perfeitamente ter feito um placar bem mais elástico. Depois da verdadeira batalha contra o U Cluj pela Cupa Romaniei, não surpreende que o time de Cluj-Napoca tenha entrado energizado no gramado - e azar dos câinii roşii, que levaram um suadouro e no fim das contas se escaparam de coisa bem pior. O único gol do jogo aconteceu no final do primeiro tempo: Pereira desferiu um violento chute de fora da área, o atacant Yssouf Koné (natural de Burkina Faso) desviou e Lobont não teve a menor chance de intervir no lance. Um gol eficiente e categórico, digno de uma echipa que não só está representando muito bem a Romênia na Liga Campionilor como vai tomando fôlego no Romenão e já está em quinto, depois de um péssimo início e de ter até flertado com a ponta de baixo da tabela.
No fim, se o Dinamo pisou no tomate e o Steaua comeu mosca, o Unirea Urziceni não deixou de embarcar no bonde e conquistou uma simples mas importantíssima vitória de 1 a 0 sobre o Gloria Bistrita, em pleno Stadionul Gloria. Foi um jogo tenso, com muita paulada de lado a lado e vários cartonase galbene, todos conquistados com méritos em jogadas de virulenta perícia. O gol do Unirea, como não podia deixar de ser, foi uma bucha feiíssima mas efetiva, a cargo do fundas George Galamaz - e agora os comandados de Dan Petrescu, que depois de alguns tropeços se afastaram um pouco da ponta, retomam o rumo das vitórias e estão a apenas um ponto do líder Dinamo. Nada mal para o Chelsea de Ialomiţa, não mesmo.
No momento, o Dinamo Bucuresti ainda sustenta a ponta (25 puncte), com o Unirea logo atrás (24) e com Steaua (21), Poli Timisoara (20) e CFR Cluj (19) rondando o alvo em busca de um tropeço. Na zona do lodaçal, o Poli Iasi tem o mesmo número de pontos (11) que outros três times, mas perde nos critérios de desempate, indo fazer companhia a CS Otopeni (8), Gloria Bistrita (7) e o determinado Gloria Buzau (1) na Liga II em 2009/2010. Na próxima rodada, teremos alguns confrontos entre times desiguais, como Steaua x Gloria Buzau (repetindo o confronto quase-decisivo da rodada final da Liga II passada) e Unirea Urziceni x Farul Constanta, em jogos que a princípio devem ser relativamente simples para os ponteiros na tabela - embora não se possa desprezar o potencial complicador dos que estão por baixo, ressaltemos. O Dinamo encara em casa o ascendente Otelul, em uma partida que pode ser bem complicada, enquanto Poli Timisoara e CFR Cluj fazem um confronto direto, no qual o empate não serve e o triunfante se encaminha de vez como postulante ao caneco. Em outro sentido, o meci entre CS Otopeni x Rapid Bucuresti promete ser trepidante - enquanto o Otopeni quer ganhar fôlego na sua luta para sair da areia movediça, o Rapid vai suar sangue para tentar consolidar uma reação na tabela. Promessa de belos jogos, meus amigos - e pretendemos trazer o relato até vocês, com certeza. Antes, porém, um pouco de Liga Campionilor, com Steaua e CFR Cluj lutando para honrar o nome do fotbal romaniei em arenas internacionais. Saudações a todos, nos vemos mais para o final da semana.